Biografia de J.R.R. Tolkien
(1892-1973)


Em 1992 comemorou-se o centenário do nascimento de John Ronald Reuel Tolkien, o maior escritor de fantasia de todos os tempos. Tolkien criou um mundo que fez de cenário para os seus livros. O seu mundo tem a sua própria história e as suas próprias raças, que são exploradas em livros como "O Senhor dos Anéis", "O Hobbit" e "O Silmarillion".

     Filho de pais ingleses, Tolkien nasceu na cidade de Bloemfontain na África do Sul a 3 de Janeiro de 1892. Depois de ter perdido o seu pai, John, juntamente com a sua mãe e o irmão, mudou-se para Inglaterra. Aí, John concorreu a uma vaga na Escola King Edwards em Birmingham, tendo sido aceite num segundo exame.

     Depois da morte de sua mãe, John mudou-se para Oxford, onde foi aceite na Universidade, tendo ganho um prémio numa exposição na Universidade de Exeter.

     Em 1915, John licenciou-se em Literatura Inglesa e formou-se como tenente nos Fuzileiros de Lancashire. Em 1922 casou-se com o grande amor da sua infãncia Edith Bratt. Nesse mesmo ano, foi enviado para Somme, em França pelos fuzileiros, onde assistiu aos grandes horrores da Primeir Guerra Mundial. Mais tarde voltou regressou a casa, onde passou a sofrer de um trauma pós-guerra.

     Em 1917, nasce o primeiro filho de Tolkien, John. Nesse ano começou a trabalhar como assistente na criação no "Dicionário de Inglês de Oxford". Um ano mais tarde, nasce o seu segundo filho Michael. Em 1921, John começa a leccionar na Universidade de Leeds. Três anos mais tarde, torna-se professor de inglês na Universidade de Leeds. Nesse mesmo ano, nasce o seu terceiro filho Christopher.

      Em 1925, John mudou-se para Oxford, tornando-se professor na Universidade de Pembroke. Quatro anos mais tarde, nasce a sua primeira filha Priscilla. Durante esse tempo, Tolkien começou a escrever uma série de mitos e lendas da Terra-Média, que viriam a ser compilados em "O Silmarillion". Em 1933, começou a contar aos seus filhos a história de uma simpática criatura chamada Bilbo. Foi baseado nessa personagem que Tolkien escreveu "O Hobbit". Tendo sido terminado em 1936, este livro foi publicado um ano mais tarde por Stanley Unwin que, devido ao enorme sucesso que teve, exigiu logo a Tolkien uma sequela.

     Em 1945, Tolkien torna-se professor de Inglês na Universidade de Oxford, posição que manteve até à sua reforma em 1959. Em 1948, completa a sequela de "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis". As duas primeiras partes "A Irmandade do Anel" e "As Duas Torres" são publicadas em 1954. Um ano mais tarde a terceira e última parte "O Regresso do Rei" é publicada.

      Depois de ter recebido vários prémios e honorários (um dos quais de Sua Majestade, a Rainha Isabel II) e da morte de Edith, J.R.R. Tolkien morre a 2 de Setembro de 1973, num hospital privado de Bournemouth, deixando ao seu filho Christopher "O Silmarillion", que foi publicado por este em 1977.

Pedro Miguel Barros


Sepultura de Tolkien e da sua esposa Edith, no Wolvercote Cemetery em Oxford, Inglaterra.

Na lápide estão escritas as seguintes palavras:

EDITH MARY TOLKIEN
LUTHIEN
1889 - 1971
JOHN RONALD
REUEL TOLKIEN
BEREN
1892 - 1973

subir